Blog

Metas para 2023: torne expectativas em ações

Postado em

Eu não sei você, mas viajar com a minha família sempre figura na minha lista de metas para o Ano Novo. Acredito, inclusive, que eu não esteja sozinha nessa: quem não adora conhecer lugares novos? Prometer, a gente promete, eu até já tenho a minha lista de metas para 2023. Quando o ano acaba, porém, nós viajamos mesmo? Nem sempre.

Acontece que uma viagem não é tão simples assim: precisamos bancar os custos, nos organizar, fazer pesquisas e – você já parou para pensar nisso? – tem saúde, energia e disposição para transformar tudo isso em ação. Sem isso, não vamos a lugar algum.

Esse é um problema que eu quero te ajudar a resolver: suas metas para 2023 não podem ser abstratas. Para se tornarem realidade, é preciso ação. 

Como as metas para o Ano Novo se perdem pelo caminho?

Uma meta se torna realidade por meio da revisão e otimização de nossos hábitos. Acredite, é pura ciência: cada ação que praticamos causam mudanças físicas e emocionais em nós. 

Já reparou, por exemplo, que passar mais tempo com a família é uma promessa bastante comum, mas que raramente se cumpre? Aqui, temos um efeito bola de neve: o tempo passa, a rotina nos atropela, a família fica em segundo plano e, por consequência, nos sentimos estressados, tristes e ansiosos. Ao nos sentirmos assim, temos menos energia ainda para tentar mudar a situação. Se identifica?

A grande rachadura dessa estrutura da meta começa ainda na base, quando escolhemos algo bem amplo para desejar e não pensamos em qual caminho seguir para obtê-lo. 

Ainda nesse exemplo da família, o que pode realmente ser feito? 

Como transformar as metas para 2023 em cenários possíveis?

O primeiro passo para realizar essa meta – ou qualquer outra em 2023, é a organização da sua rotina. No piloto automático, as coisas tendem mesmo a dar errado. Para te ajudar, eu fiz um passo a passo.

1 – Compreenda a importância do foco visual

Eu tenho certeza de que, para 2023, você tem muitas metas. Manter todas elas apenas na sua cabeça pode ser bem estressante e difícil visualizar. 

Por isso, o primeiro hábito que você pode otimizar é a adoção de estratégias físicas e visuais: planners, agendas, calendários, post-its… Qualquer ferramenta que te ajude a olhar para o seu planejamento com os olhos e não apenas com a mente. 

2 – Dividir grandes metas em tarefas menores

Olhar para o topo de uma montanha é, com certeza, motivador. Porém, sem nos prepararmos para a subida, jamais a escalaremos. Com suas metas para 2023, a lógica é a mesma.

Se uma de suas promessas é se tornar mais estável emocionalmente, por exemplo, pode estabelecer tarefas mais realistas e práticas, como diminuir o tempo que você passa no celular ou ir dormir um pouco mais cedo. Às vezes, mudanças que tomam apenas 15 minutos do nosso dia têm grandes efeitos no panorama geral. 

3 – Organizar a sua rotina

Neste passo, eu reforço: use recursos visuais para te ajudar! A organização da sua rotina significa revisar tudo o que você faz hoje, a fim de analisar quais hábitos podem permanecer, quais devem ser adotados e quais devem ficar para trás.

Se tiver dúvidas sobre o valor de um hábito, escreva-os em um papel, acompanhados por observações sobre como eles te fazem sentir, como eles interferem na sua rotina, quais os pontos positivos e quais os negativos. 

Depois dessa repaginada na sua rotina, faça planos realistas para alcançar as suas metas. Se você, por exemplo, deseja se exercitar mais, comece pela inclusão de atividades leves e curtas em vez de estabelecer um plano difícil de cumprir com constância – assim, você evita que a frustração estrague o seu ano e interrompa o seu fluxo de metas.

4 – Respeitar seu próprio tempo

Hábitos levam tempo para se tornarem naturais e fáceis. No começo, o esforço definitivamente vai ser maior. No meio do caminho, inclusive, é comum que você falhe às vezes. E tudo bem se acontecer – sabe por quê?

A organização visual, as tarefas realistas e a organização da rotina são a base da realização de suas metas de Ano Novo. Assim, se algo não sair como o planejado em algum momento, você terá uma estrutura sólida para te sustentar e não permitir que você desista de viver melhor.

Compartilhar suas metas para 2023 tornam sua jornada mais leve

Trabalhar sozinho em prol das suas metas para 2023 pode ser difícil, eu sei. Por isso, sempre que possível, conte com a sua rede de apoio também. Compartilhar nos torna mais motivados, acredite.

Procurar ajuda profissional também pode tornar a sua jornada muito mais proveitosa. Por aqui, eu posso te ajudar a analisar seus hábitos e suas rotinas e até explorar de forma profunda e personalizada a sua genética, a fim de descobrir quais ações fazem sentido unicamente para você.

Dessa forma, mais do que realizar suas metas para 2023, você ainda aprende como viver com menos ocorrência de doenças, mais energia, vitalidade, disposição e leveza. Sem dúvidas, uma vida melhor vivida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *