Blog

Como aumentar a imunidade: hábitos que vão melhorar a saúde de toda família

Postado em

Em palavras simples, podemos descrever a imunidade como o sistema que protege o nosso corpo. Em resumo, quando algo “estranho” ou “ruim” entra em nosso corpo, esse mecanismo trabalha para expulsá-lo de nós e manter a nossa saúde em dia.

            A partir desta lógica, podemos constatar que quanto mais alta nossa imunidade estiver, menor serão as chances de adoecermos com facilidade. E quem não deseja estar bem sempre, não é? Assim, vivemos muito melhor. A boa notícia é que isso é possível, e nem sequer precisa de muito: apenas cultivar alguns bons hábitos.

            Por isso, se tornar o seu corpo, ou o de seus filhos, mais forte e resistente é uma prioridade sua – e deveria ser, continue comigo até o final deste artigo: hoje vamos te ensinar a aumentar a sua imunidade de toda família, afinal estamos juntos: Por uma Vida Bem Vivida

7 hábitos que vão aumentar a sua imunidade

A  saúde vai melhorar muito se você colocar em prática esses hábitos aqui!

1 – Dormir bem

            Quando não dormimos bem, os níveis de cortisol em nosso cérebro aumentam. Em outras palavras, isso significa que nos estressamos mais. Este estresse, por consequência, afeta negativamente a nossa imunidade.

            Para dormir bem, recomendamos que você tenha uma rotina consistente, com hora definida para dormir e acordar. Além disso, é extremamente importante que, antes de ir para a cama, você fique afastado das telas. As telas têm interferência ainda maior quando falamos em sono e infância. Crianças precisam de maior tempo de sono, portanto, o ideal é que 20:00h já estejam na cama!

2 – Cuidar da  alimentação

            Tudo o que ingerimos tem o poder de nos fazer bem ou não tão bem assim. Portanto, ao ter uma alimentação variada e rica em frutas, legumes, verduras, proteínas, carboidratos complexos e gorduras boas, estará potencializando o sistema imune

            Os alimentos industrializados, açúcar, frituras, refrigerantes, sucos de caixinha, pelo contrário, afetam negativamente esse sistema. Logo, tente evitar, ou ao menos reduzir o consumo, de linguiças, presuntos, biscoitos e frituras. Na infância, estamos formando o paladar e o nosso cérebro, portanto, a nutrição é fundamental tanto para o sistema imune quanto para o neurodesenvolvimento.

3 – Eliminar os vícios

Todo vício é o sinal do desequilíbrio do corpo. Portanto, procure ajuda profissional para que novos hábitos sejam incorporados que irão contribuir com o equilíbrio do corpo , mente e espírito.

4 – Não negligencie sua saúde mental

            Corpo e mente estão conectados. Portanto, se algo não vai bem com a nossa saúde mental, nossa saúde física também é afetada. Estresse, ansiedade e depressão, por exemplo, elevam os níveis de cortisol em nosso cérebro. Por consequência, como já comentamos nesse artigo, nossa imunidade é bastante afetada. Pais que estão instáveis e enfraquecidos emocionalmente terão maior dificuldade em lidar com as demandas da criança. Por isso sempre digo, cuidar é um ato de responsabilidade. Quem se cuida, cuida melhor

5 – Utilize suplementos, se necessário

            As deficiências nutricionais são mais frequentes do que você imagina. Aqui no consultório, faço avaliação micronutricional através dos exames laboratoriais e vejo, na prática o quanto precisamos nos atentar não apenas se estamos com o peso saudável mas se não estamos sem os micronutrientes e vitaminas em doses ótimas para que o nosso corpo performe no seu máximo potencial. Casais que querem engravidar, gestantes, crianças e adolescentes recebem o meu olhar cuidadoso e redobrado. Para saber quais exatamente você precisa é necessário que a suplementação seja personalizada, nem a mais nem a menos, portanto, as vitaminas prontas de farmácia pode não ser o melhor para você ou para a sua família. Somos únicos!

6 – Tome sol com frequência

            E por falar em vitaminas, a vitamina D é muito importante para a nossa imunidade e é abundante no planeta, já que a obtemos ao simplesmente tomarmos um pouco de sol todos os dias. Vale lembrar, inclusive, que essa vitamina é capaz de reduzir os níveis de cortisol em nosso cérebro. Ou seja: saúde mental e imunidade em dia!

7 – Pratique atividade física

            Atividades físicas têm o poder de aumentar a sua imunidade também. Contudo, é preciso se atentar aos excessos, principalmente se você tem levado uma vida sedentária ultimamente.

Para crianças recomendo 60 minutos de atividade física moderada a intensa diariamente. Portanto, retirar as crianças das telas já é uma ótima ideia.

O que acontece se a imunidade estiver baixa?

            Até aqui, entendemos que aumentar a imunidade não é tão difícil assim. Afinal, tudo é questão de se esforçar para desenvolver alguns hábitos na sua vida. No começo, pode ser mais difícil. Porém, com o passar do tempo, a rotina saudável não será mais um esforço tão grande para você.

            Agora, vamos pensar em outro detalhe: você tem ideia de como seria o seu corpo se a sua imunidade fosse muito baixa?

            Para começar, o risco de desenvolvimento de transtornos mentais seriam bem maiores, como depressão. Nessa situação, o seu cansaço mental e indisposição seriam grandes e extremamente incômodos.

            Resfriados, gripes, diabetes, diarreia, anemia, infecções, esses (e outros) problemas te acometeriam com muito mais facilidade e intensidade. Além disso, levariam mais tempo para passar. Consegue imaginar o quão drasticamente sua qualidade de vida iria decair?

            Se você precisar de ajuda para aumentar a sua imunidade, ou para manter a saúde em dia como um todo, conte comigo

            Por aqui, estou ao seu lado para cuidar da sua alimentação, sua saúde mental e tudo mais que for preciso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *