Com a vitamina D é assim: a maioria sabe que uma de suas principais fontes é a luz do sol. Afinal, disso não é lá muito difícil de lembrar: quem não ama pegar um sol? Sabendo que isso faz bem à saúde (na medida certa, é claro), melhor ainda!
Contudo, a vitamina D é extremamente importante por inúmeras razões. Além disso, é encontrada em vários alimentos também. Sabia de tudo isso? Se não, vamos descobrir juntos!
Para que serve a vitamina D?
Quando nosso corpo tem um “estoque” adequado de vitamina D, vários de nossos processos são positivamente afetados. Conheça um pouco mais sobre o que essa vitamina faz:
- Melhora o sistema imunológico;
- Reduz a inflamação do organismo;
- Diminui a pressão arterial e o risco de doenças cardiovasculares;
- Participa da formação dos músculo, o que pode deixar as pessoas mais fortes e ágeis;
- Colabora com o pâncreas e, por consequência, pode prevenir a diabetes;
- Contribui com a boa manutenção da saúde mental.
Que problemas posso ter se me faltar vitamina D?
Por ser tão importante e presente em nosso corpo, a falta da vitamina D também é amplamente sentida pelo organismo. Logo, é preciso saber quais são os sinais de alerta para essa deficiência:
- Dores musculares;
- Sensação de fadiga;
- Sonolência excessiva;
- Dor nos ossos;
- Espasmos musculares;
- Atraso no nascimento dos dentes do bebê;
- Aparecimento de cáries muito cedo na infância.
- Infecções de repetição
- Crise de sibilância na infância
- Depressão, ansiedade
Ao reparar nesses sinais, é fundamental que você procure acompanhamento profissional para descobrir o que, exatamente, está errado no seu organismo. Afinal, muitos destes sinais podem, também, apontarem para outros problemas além da deficiência de vitaminas.
Não obstante, a própria falta dela pode ser um sinal de alerta para outras doenças e complicações, como:
- Lúpus;
- Fibrose cística;
- Insuficiência cardíaca;
- Pedras na vesícula;
- Doença de Crohn;
- Doença celíaca.
Uma vez que a deficiência de vitamina D não é amplamente abordada pelo público, é bastante comum que alguns sintomas passem despercebidos. Em algumas ocasiões, essa deficiência também pode se manifestar de forma silenciosa. Por essas razões é tão importante que você faça um check-up periodicamente.
Quando devo suplementar a vitamina D?
Primeiramente, reforçamos que no que se refere às suplementações, procurar um profissional é sempre a melhor escolha. A dose precisa ser individualizada a depender inclusive da época do ano e hábitos de vida de cada um
Qual a melhor forma de manter a vitamina D em dia?
Não adianta tentar fugir: o acompanhamento médico e dosagem através de exames laboratoriais é a melhor forma de garantir que o seu corpo tem toda a vitamina D da qual precisa. Não use nenhuma vitamina sem orientação médica. O excesso da vitamina pode causar sérios problemas para a sua saúde
Conte comigo, Juntos por uma Vida Bem Vivida